domingo, 1 de setembro de 2013

TRINDADE CINEMATOGRÁFICA. SEMANA DE 02 A 06/09. 2º ANO.

TRINDADE CINEMATOGRÁFICA


A relação do fotógrafo com o diretor de arte é fundamental – afinal, tudo o que fica impresso na película ou na mídia digital é de responsabilidade dessa dupla. Por isso é que, quando compreendida a essência do filme, os dois definem a palheta de cor.

A palheta de cor funciona como um guia que aponta as cores a serem usadas no cenário, nas roupas, nos objetos e adereços que formam cada quadro, na composição do filme. O fotógrafo precisa saber o que a arte pretende, pois, na hora de colocar a luz por cima de uma parede ou de um figurino, as intenções dos núcleos não podem entrar em choque.

Na cena do escritório, por exemplo, podemos supor que a idéia da fotografia seja criar um ambiente bastante contrastado, com sol forte entrando pela janela, a sombra do homem marcando a mesa e a sombra dos móveis marcando o chão. A arte, sem saber das intenções do fotógrafo, decide montar um escritório com chão de tábuas corridas, com móveis de madeira escura, com pintura fechada nas paredes. E, pra completar, decide pendurar uma cortina preta de tecido grosso tapando a janela.

Ora, não precisa ser nenhum profissional da luz pra saber que, certamente, será mais difícil para o fotógrafo criar um ambiente de contraste, com a luz invadindo a janela, em que as sombras fiquem em realce, num cenário com piso, móveis, paredes escuras e cortinas grossas. Por isso, esses dois núcleos precisam trabalhar em parceria, sempre buscando um equilíbrio entre as cores e o efeito que a luz gera sobre elas.

Outro momento importante é a definição do enquadramento. O diretor de arte é o responsável por tudo o que está em quadro, na hora de filmar uma cena. A roupa do personagem principal. O vaso de flores. O quadro com o rosto de John Lennon preso à parede. As garrafas de cerveja sobre a mesa.

O que é importante, afinal de contas, mostrar nessa cena? Quem sabe, o quadro de John Lennon não pode chegar um pouco mais pra esquerda, pra aparecer inteiro, ao lado do personagem? Aqui, é importante saber que o protagonista é fã dos Beatles. As garrafas de cerveja também podem aparecer um pouco mais. Precisamos mostrar que houve uma festa no apartamento, ontem à noite. E por aí vai.

Diretor, diretor de arte e diretor de fotografia formam uma espécie de trindade da imagem: as três são funções diferentes, mas, no fundo, cada uma se relaciona com a outra, exercendo funções parecidas. Explicando assim soa meio confuso, meio dogmático. Mas, trabalhando em nome do filme, todo o mundo se entende.

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