quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FAZER ARTE DÁ TRABALHO. DE 16 A 20/09/2013. 2ºANO.

FAZER ARTE DÁ TRABALHO


O trabalho do diretor de arte começa muito antes da filmagem. Os primeiros passos são ler, compreender e visualizar o roteiro. Depois, há uma conversa com o diretor do filme, na qual são trocadas informações e referências sobre a história.

A participação do diretor de arte nessa etapa do processo pode – e deve – ser muito intensa, discutindo profundamente cada personagem, cada etapa da narrativa, cada detalhe que compõe o contexto do filme. Ele passa a fazer uma lista detalhada de possíveis objetos, roupas, cores etc. É preciso que esteja presente na escolha das locações e que seja sempre consultado.

A partir daqui, começa a ser gerada a identidade visual da obra, com o diretor de arte apontando problemas e propondo soluções, realizando pesquisas e buscando o conceito de trabalho. Uma série de reuniões possibilita a aproximação do diretor de arte com o diretor de fotografia. A parceria e o entendimento entre esses dois profissionais são indispensáveis, visto que a luz e a bitola interferem diretamente nas cores da cena, e vice-versa.

O diretor de arte precisa entender de fotografia, precisa conhecer câmeras de cinema, películas, câmeras digitais, equipamentos de luz... enfim, deve conhecer os efeitos gerados pelos diversos tipos de captação para que possa garantir, na tela, um trabalho de qualidade.

Contratar e supervisionar a equipe de arte é outra de suas funções. Ele precisa cercar-se de profissionais de confiança para transmitir a essência do trabalho, delegar tarefas e receber sugestões criativas. A equipe de arte, em uma grande produção, geralmente conta com figurinista, maquiador, produtor de objetos, produtor de arte, cenotécnico, assistente de arte, contra-regra e, em alguns casos, técnico de efeitos especiais.

A relação do diretor de arte com a produção do filme também é estreita; afinal, sua criação é sempre limitada por um orçamento, por uma quantidade específica de dinheiro. Além de administrar essa verba, ele tem de ser muito criativo para seguir seus conceitos dentro das reais possibilidades da produção.

Enfim, o set, o local onde tudo acontece ao mesmo tempo. Durante a filmagem, o diretor de arte supervisiona os seus núcleos: o figurino, a maquiagem, o cenário, os cabelos, os objetos. Além disso, é importante que esteja perto do diretor de fotografia para analisar e contribuir na escolha dos melhores enquadramentos.

Houve um tempo em que, no Brasil, poucas pessoas (incluindo profissionais do cinema) sabiam a importância e conheciam o trabalho do diretor de arte. Atualmente, essa função vem conquistando espaço, tornando-se imprescindível no processo de transformação da gramática escrita (roteiro) em gramática visual (imagem).

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