quarta-feira, 18 de setembro de 2013

COR E CONTEXTO. DE 16 A 20/09/2013. 2º ANO.

COR E CONTEXTO


A cor é fundamental para criar o clima de uma história. Pensar as cores predominantes de um filme é pensar na sua identidade visual, pensar na sensação que tomará conta da tela, a cada cena. Mais ou menos como pensar a cor da parede de nosso quarto.

É legal destacar que, quando pensamos no significado das cores, precisamos manter distância de certas convenções simbólicas: vermelho é paixão, preto é luto, branco é paz. Não é por aí que decidimos qual cor usar para transmitir sensações. Afinal, esse tipo de interpretação costuma ser meramente cultural e pode propiciar leituras diferentes das que pretendemos.

Por isso, é interessante pensar o contexto do filme e entender o que cada cor pode refletir, como cada tom pode vibrar. No filme "Bicho de Sete Cabeças", por exemplo, há uma visível predominância da cor cinza. Isso acontece, de cara, porque o personagem principal vive em uma cidade grande. E não é mesmo muito comum, na cidade grande, principalmente em uma periferia – onde mora o protagonista –, a presença de tons da natureza.

Além disso, o cinza predomina durante a primeira internação do personagem num manicômio. Quase monocromático e de paredes rústicas, viscosas, esse manicômio torna-se ainda mais primitivo, ainda mais desumano, ainda mais triste e claustrofóbico.

Observação importante: não é necessário que uma única cor seja predominante durante todo o filme. Conforme o personagem se modifica, conforme a história se apresenta mais pesada ou mais leve, é possível – e indicado – variar as cores para trabalhar esses sentimentos no espectador.

O diretor de arte, geralmente em parceria com o fotógrafo e, claro, com o diretor, define, ainda no roteiro, quais serão as cores do filme. Desse trabalho nasce o que chamamos de paleta de cor: uma espécie de tabela das cores que podem ser usadas. A partir dessa paleta, serão definidos objetos, pinturas de parede, figurinos... enfim, tudo o que fizer parte da cena.

Quando você decide pintar a parede do seu quarto de roxo, isso implica em uma série de modificações de contexto, de combinação de cores, de uso do espaço. É ou não é? Se você decide trocar seu edredom, trocar os objetos de decoração, comprar um tapete que combine, mudar os móveis de lugar para encontrar uma harmonia maior... bem, isso diz muito a respeito da sua personalidade e momento de vida. Portanto, é legal saber que cada cor impressa fala sobre um personagem e revela a personalidade do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário