domingo, 1 de setembro de 2013

A POESIA DA LUZ. SEMANA DE 02 A 06/09. 1ºANO.

A POESIA DA LUZ


O projeto de luz, para um filme, precisa atender a aspectos técnicos e poéticos. O aspecto técnico está relacionado ao conhecimento que o fotógrafo tem sobre refletores, películas, câmeras e equipamentos capazes de reproduzir determinada luz. Esse conhecimento, naturalmente, é muito importante. Antes de começar a filmagem, um fotógrafo pode realizar uma dezena de testes com câmeras, filmes, lentes, filtros e refletores para chegar ao resultado que deseja.

A identidade visual de um filme não nasce ao acaso. Fotografar não é só ligar uma câmera, acionar o disparador e sair filmando por aí. É preciso ter técnica. É preciso conhecer a proposta do diretor e dar duro para realizá-la. Mas, no final das contas, o que diferencia um bom fotógrafo de um tecnocrata é sua capacidade de lidar com o aspecto poético, tanto da luz quanto do posicionamento da câmera.

Um bom fotógrafo conhece muito as artes visuais, aumentando sua gama de referências. Tem uma formação humanista, ampliando sua visão sobre o outro e sobre si. Gosta de ler e sabe contar histórias, afinal, seu grande trabalho é transmitir essas histórias por meio da imagem. Sabe ouvir o diretor e tirar daí a essência do filme.

Muitas vezes, o fotógrafo busca o sentimento de uma obra mais no convívio com o diretor do que na leitura do roteiro. Um bom fotógrafo trabalha em parceria com o diretor de arte, sempre buscando um equilíbrio de cor e objetos para compor seu quadro. Oferece sua criatividade para improvisar, para reinventar e para solucionar problemas relacionados à locação. Preocupa-se com a montagem, mantendo uma unidade de luz e uma seqüência lógica de enquadramentos.

Um bom fotógrafo busca referências dentro e fora de si. Pesquisa, assiste ao que já foi feito, reflete, recria e vai mais longe. Conhece profundamente o tema que está tratando e o ilumina para o público. Um bom fotógrafo é, sem dúvida, um poeta que escreve com luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário