domingo, 8 de setembro de 2013

SABER OLHAR E SOLTAR A POESIA. DE 09/09/13 A 13/09/13. 2º ANO.

SABER OLHAR E SOLTAR A POESIA


O tamanho da equipe de fotografia varia de acordo com o tamanho da produção do filme. Num filme de grande porte, a equipe pode contar com dois assistentes de câmera, um foquista e um operador de vídeo assist, além dos responsáveis pela elétrica e pela maquinaria de câmera. Numa produção pequena, o fotógrafo pode trabalhar com um assistente ou assumir toda a responsabilidade sozinho, formando a famosa equipe de um homem só.

Nesse caso, geralmente, não há equipamentos de luz, o que não diminui a importância de buscar uma proposta estética para o filme. A grande questão é: como fazer o melhor trabalho possível com os equipamentos que tenho?

O primeiro passo é fazer um estudo da luz que incide no local. Buscar o melhor posicionamento para os atores, de acordo a iluminação oferecida pela natureza. No caso de uma cena diurna, dar preferência a lugares externos. Ou, no caso de uma noturna, buscar na despensa algumas lâmpadas, pegar uns abajures emprestados e mandar ver nos refletores improvisados.

Também é legal avaliar os ajustes da câmera, ver os problemas que podem ser corrigidos ou efeitos que podem ser utilizados para minimizar as limitações. Nunca esquecer de bater o branco é outra dica importante.

Depois de realizados os ajustes de luz, é legal caprichar nos enquadramentos. Pensar em cada detalhe do que está aparecendo no visor da câmera. Afinal, por que um personagem está sendo filmado no meio do quadro? Ou no canto do quadro? Por que mostrar o vaso de flor ao lado do personagem? Por que deixar um pouco de espaço entre a cabeça do personagem e o limite superior do quadro? Quanto deixar de espaço? Por que entortar a linha do horizonte no plano, deixando a impressão de há uma imensa ladeira na tela? Cada plano precisa ter um motivo pra existir. Não deve ser acidental. Talvez essa seja a grande regra do enquadramento.

E por fim, assistir às imagens captadas com olhar crítico, atento à luz que entra em quadro, atento ao enquadramento, ainda é a melhor maneira de aprender a fotografar. É preciso prestar atenção às sombras, ao volume dos objetos, ao modo pelo qual as cores são captadas. O lance é conhecer o tema do filme. Saber olhar e soltar a poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário