Pós- impressionismo
Como
o nome indica, o pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta
de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de
artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para
encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus
valores específicos – a cor e bidimensionalidade.
A
maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para
diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os
artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do
impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam
agrupados formalmente em novos grupos. Sentindo-se limitados e insatisfeitos
pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além,
ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destruir
os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los. Insurge-se contra o
impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à
realidade.
Movimentos
impressionistas como o Pontilhismo ou o Divisionismo nunca são chamados pós-impressionistas mas sim de
neo-impressionistas.
A
expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se
desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o
surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque. Ela abrange pintores
de tendências bem diversas, como Gauguim,
Cézanne, Van Gogh e Seurat. Além desses artistasToulouse Lautrec, que documentou a vida parisiense do fim do século XIX.
Gauguin
Paul Gauguin (1848-1903) por volta de 1884
seus quadros superavam a tendência impressionista: a tinta começa a ser usada
pura, em áreas de cor bem definidas, os objetos passam a ser coloridos de modo
arbitrário e a representação deixa de ser tridimensional. Mas em 1888 as
características de sua pintura acentuam-se bastante, principalmente na obra “Jacó
e o Anjo”. Agora ao contrário da pintura impressionista, os campos de cor
são bem definidos e limitados por linhas de contorno visíveis, as formas das
pessoas e dos objetos são planas e as sombras desaparecem.
Cèzanne
Paul Cézanne (1839-1906) não se preocupou em
registrar o aspecto passageiro de um momento provocado pela constante mudança
da luz solar, o que Cézanne buscava era o permanente, a estrutura íntima da
natureza. Essa mudança radical de concepção já é evidente em sua tela “O Castelo de Médan”. O rompimento com o grupo impressionista é inevitável, pois a tendência
de Cézanne em converter os elementos naturais em figuras geométricas - como
cilindros, cones e esferas - acentua-se cada vez mais. Olhando a pintura de
Cézanne, é fácil compreender a enorme influência que ele exerceu sobre os
artistas que nas primeiras décadas do século XX criaram a arte denominada Moderna.
Toulouse-Lautrec
Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) morreu com apenas 37 anos. A vida urbana e agitada de
Paris que Toulouse-Lautrec registrou de forma inconfundível em suas
telas.Interessavam a ele, os artistas de circo, as dançarinas, os frequentadores
dos bares e cabarés, as prostitutas e as pessoas anônimas.
Podemos
ver isso em “Circo Fernando: a Amazona, Jane Avril Dançando a Mélinite,
O Moulin Rouge (ao lado) e No Salão da Rue des Moulins.”
Van Gogh
Vincent Williem Van Gogh (1853-1890)
percorreu uma trajetória difícil. Nascido na Holanda foi contemporâneo de
muitos pintores e até se aproximou de alguns deles, como Toulouse-Lautrec e
Gauguin, mas na verdade foi uma pessoa solitária. Sua pintura estava então
ligada à tradição holandesa do claro-escuro e à preocupação com os problemas
sociais, As cores que usava eram sombrias e seus personagens melancólicos, como
por exemplo, na tela “O s Comedores de Batata”. Em 1881 voltou para a Holanda, mas em 1886 seguiu para Paris, onde
teve início uma nova fase. Ligou-se ao movimento impressionista, mas logo o
abandonou, pois procurava um novo caminho para sua arte. Em 1888 passou a
pintar ao ar livre.
Algumas
pinturas da reação pós- impressionista estão representadas abaixo:
O
sol intenso da região mediterrânea interferiu em sua pintura. Van Gogh passou
por várias crises nervosas e, depois de internações de 1890.
Nessa
época, pintou cerca de oitenta telas com cores fortes e linhas retorcidas, como
“Os Ciprestes e Trigal com Corvos”(acima). Em
julho do mesmo ano suicidou-se, deixando uma obra plástica composta por 879
pinturas, 1756 desenhos e dez gravuras.
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