Movimento artístico
que se manifestou na pintura, escultura e arquitetura, em toda a Europa,
aproximadamente de 1400 a 1600. Os traços principais da arte renascentista são
a imitação das formas clássicas da Antiguidade greco-romana e a preocupação com
a vida profana, o humanismo e o indivíduo. O Renascimento corresponde, na
história da arte, à era dos grandes descobrimentos, refletindo o desejo, da
época, de examinar todos os aspectos da natureza e do mundo.
Durante
o Renascimento, os artistas continuaram a merecer o status,
herdado da Idade Média, de meros artesãos. Mas, pela primeira vez, começaram a
se impor como personalidades independentes, comparáveis a poetas e escritores.
Os pintores e escultores renascentistas investigaram novas soluções para
problemas visuais formais e muitos deles realizaram experiências científicas.
Neste contexto, surgiu a perspectiva linear na qual as linhas paralelas eram
representadas em ponto de fuga. Os pintores passaram a ser mais exigentes com o
tratamento da paisagem, dedicando maior atenção à representação de árvores,
flores, plantas, distância entre montanhas e os céus com suas nuvens. O efeito
da luz natural e o modo como o olho percebe os diversos elementos da natureza, tornaram-se
novas preocupações. Assim nasceu a perspectiva aérea, na qual os objetos perdem
os contornos, a cor e o sentido de distância à medida que se afastam do campo
de visão.
Os
pintores do norte de Europa, especialmente os flamengos, revelaram-se mais
avançados que os italianos na representação das paisagens e introduziram o óleo
como nova técnica pictórica, contribuindo para o desenvolvimento desta arte em
todo o continente.
Embora
o retrato se consolidasse como gênero específico em meados do século XV, os
pintores do Renascimento alcançaram o auge com a pintura histórica ou
narrativa. Em uma paisagem ou moldura de fundo, figuras relatavam passagens da
mitologia clássica ou da tradição judaico-cristã. Dentro de um contexto, o
pintor representava homens, mulheres e crianças em poses reveladoras de emoções
e estados de espírito.
Na
pintura verificamos algumas características fundamentais:
1.
A composição
triangular: No método de composição triangular o centro
de interesse se encontra no vértice de um triângulo que tem como base o extremo
inferior do enquadramento. Os elementos são colocados de forma triangular
ficando o ponto de interesse muito claro com o apoio dos outros elementos da
cena.
2.
A perspectiva
centralizada: Segundo os princípios da matemática e da
geometria, criam uma ilusão de profundidade em uma superfície bidimensional,
usando as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à
distância.
3.
O uso do claro-escuro: Consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras
na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
4.
O realismo: O
artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo
que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio
Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida
cientificamente, e não apenas admirada. Buscando na imagem um sentido racional
e real para sua própria existência.
5.
O uso da tela e da
tinta a óleo: A tela é um tecido preparado com
selantes e fixado sobre moldura de madeira e a
tinta á óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo
de linhaça ou papoula. sendo uma massa espessa, da consistência da
manteiga.
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