domingo, 10 de março de 2013

PRIMEIROS ANOS. RENASCIMENTO.


Movimento artístico que se manifestou na pintura, escultura e arquitetura, em toda a Europa, aproximadamente de 1400 a 1600. Os traços principais da arte renascentista são a imitação das formas clássicas da Antiguidade greco-romana e a preocupação com a vida profana, o humanismo e o indivíduo. O Renascimento corresponde, na história da arte, à era dos grandes descobrimentos, refletindo o desejo, da época, de examinar todos os aspectos da natureza e do mundo.
Durante o Renascimento, os artistas continuaram a merecer o status, herdado da Idade Média, de meros artesãos. Mas, pela primeira vez, começaram a se impor como personalidades independentes, comparáveis a poetas e escritores. Os pintores e escultores renascentistas investigaram novas soluções para problemas visuais formais e muitos deles realizaram experiências científicas. Neste contexto, surgiu a perspectiva linear na qual as linhas paralelas eram representadas em ponto de fuga. Os pintores passaram a ser mais exigentes com o tratamento da paisagem, dedicando maior atenção à representação de árvores, flores, plantas, distância entre montanhas e os céus com suas nuvens. O efeito da luz natural e o modo como o olho percebe os diversos elementos da natureza, tornaram-se novas preocupações. Assim nasceu a perspectiva aérea, na qual os objetos perdem os contornos, a cor e o sentido de distância à medida que se afastam do campo de visão.
Os pintores do norte de Europa, especialmente os flamengos, revelaram-se mais avançados que os italianos na representação das paisagens e introduziram o óleo como nova técnica pictórica, contribuindo para o desenvolvimento desta arte em todo o continente.
Embora o retrato se consolidasse como gênero específico em meados do século XV, os pintores do Renascimento alcançaram o auge com a pintura histórica ou narrativa. Em uma paisagem ou moldura de fundo, figuras relatavam passagens da mitologia clássica ou da tradição judaico-cristã. Dentro de um contexto, o pintor representava homens, mulheres e crianças em poses reveladoras de emoções e estados de espírito.

Na pintura verificamos algumas características fundamentais:
1.           A composição triangular:  No método de composição triangular o centro de interesse se encontra no vértice de um triângulo que tem como base o extremo inferior do enquadramento. Os elementos são colocados de forma triangular ficando o ponto de interesse muito claro com o apoio dos outros elementos da cena.
2.           A perspectiva centralizada:  Segundo os princípios da matemática e da geometria, criam uma ilusão de profundidade em uma superfície bidimensional, usando as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância.
3.          O uso do claro-escuro: Consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
4.          O realismo: O artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada. Buscando na imagem um sentido racional e real para sua própria existência.
5.          O uso da tela e da tinta a óleo: A tela é um tecido preparado com selantes e fixado sobre moldura de madeira e a tinta á óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. sendo uma massa espessa, da consistência da manteiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário