O TEATRO
ROMÁNTICO
Quando os
jesuítas chegaram ao país, no século XVI, o teatro foi uma das formas
utilizadas para catequizar os índios; porém a sociedade brasileira não tinha
receptividade para esse tipo de arte, que acabou substituindo de forma com curta
duração.
Quando D.
João chegou ao Brasil, em 1808, encontrou um pais carente de lazer e cultura e
para reverter a situação ordenou o inicio de uma série de obras que resultaram
no aparecimento da Biblioteca Nacional, do Jardim Botânico e também do teatro
São João. Durante o romantismo começaram a surgir textos teatrais brasileiros
capazes de serem levados ao palco. Foi com Martins Pena que o teatro do Brasil
tomou impulso.
O teatro
brasileiro, entendido como um sistema integrado por outros, intérpretes, obras
e público, nasceu com o Romantismo. Além da poesia e da prosa, obras do gênero
dramático também foram produzidas nessa escola literária. O teatro romântico de
define-se apoiado na tradição clássica do teatro de SHAKESPEARE, no drama
burguês e no teatro tradicional de algumas de algumas literaturas. No
romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo,
espaço, ação); passa-se do verso á prosa. Com a transformação do teatro
clássico, concebe-se um teatro moderno para os problemas humanos, morais,
sociais da época. As peças apresentam multiplicidade de circunstâncias e de
personagens.
Com a
vinda da família real para o Brasil (1808) é que nasce rigorosamente o teatro
nacional. Gonçalves de Magalhães e o ato João Caetano dos Santos são
considerados os introdutores do teatro brasileiro. Gonçalves de Magalhães
escreve, em 1838, a primeira peça romântica (tragédia) produzida no Brasil:
Antônio José ou O Poeta e a Inquisição encenada por João Caetano (1808-1863) é
considerado o primeiro grande ator brasileiro, especializado em papéis
dramáticos. A peça Leonor de Mendonça, em três atos, escrita em prosa por
Gonçalves Dias, revela a consciência do drama moderno. José de Alencar e
Joaquim Manuel de Macedo são exemplos significativos da missão reformadora do
teatro romântico. Também podemos destacar a peça O Noviço de Martins Penas, o
primeiro dramaturgo brasileiro importante.
Assim
como a literatura os temas do cotidiano, o individualismo, o nacionalismo e a
religiosidade também aparecem na dramaturgia brasileira desta época são as
principais características do período. O drama romântico em geral opõe num
conflito o herói e o vilão.
Em 1855,
o teatro brasileiro passa por uma renovação: “os dramalhões e as comédias são
substituídos pelos chamados dramas de casaca, teatro da atualidade, de tese
social e de analise psicológica, transição o teatro realista”, conforme diz
Soares Amora.
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