quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TEATRO ROMÂNTICO. 2º ANO. 2º SEMESTRE.



O TEATRO ROMÁNTICO

Quando os jesuítas chegaram ao país, no século XVI, o teatro foi uma das formas utilizadas para catequizar os índios; porém a sociedade brasileira não tinha receptividade para esse tipo de arte, que acabou substituindo de forma com curta duração.
Quando D. João chegou ao Brasil, em 1808, encontrou um pais carente de lazer e cultura e para reverter a situação ordenou o inicio de uma série de obras que resultaram no aparecimento da Biblioteca Nacional, do Jardim Botânico e também do teatro São João. Durante o romantismo começaram a surgir textos teatrais brasileiros capazes de serem levados ao palco. Foi com Martins Pena que o teatro do Brasil tomou impulso.
O teatro brasileiro, entendido como um sistema integrado por outros, intérpretes, obras e público, nasceu com o Romantismo. Além da poesia e da prosa, obras do gênero dramático também foram produzidas nessa escola literária. O teatro romântico de define-se apoiado na tradição clássica do teatro de SHAKESPEARE, no drama burguês e no teatro tradicional de algumas de algumas literaturas. No romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço, ação); passa-se do verso á prosa. Com a transformação do teatro clássico, concebe-se um teatro moderno para os problemas humanos, morais, sociais da época. As peças apresentam multiplicidade de circunstâncias e de personagens.
Com a vinda da família real para o Brasil (1808) é que nasce rigorosamente o teatro nacional. Gonçalves de Magalhães e o ato João Caetano dos Santos são considerados os introdutores do teatro brasileiro. Gonçalves de Magalhães escreve, em 1838, a primeira peça romântica (tragédia) produzida no Brasil: Antônio José ou O Poeta e a Inquisição encenada por João Caetano (1808-1863) é considerado o primeiro grande ator brasileiro, especializado em papéis dramáticos. A peça Leonor de Mendonça, em três atos, escrita em prosa por Gonçalves Dias, revela a consciência do drama moderno. José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo são exemplos significativos da missão reformadora do teatro romântico. Também podemos destacar a peça O Noviço de Martins Penas, o primeiro dramaturgo brasileiro importante.
Assim como a literatura os temas do cotidiano, o individualismo, o nacionalismo e a religiosidade também aparecem na dramaturgia brasileira desta época são as principais características do período. O drama romântico em geral opõe num conflito o herói e o vilão.
Em 1855, o teatro brasileiro passa por uma renovação: “os dramalhões e as comédias são substituídos pelos chamados dramas de casaca, teatro da atualidade, de tese social e de analise psicológica, transição o teatro realista”, conforme diz Soares Amora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário