O
drama
expressionista opôs-se à representação fidedigna da realidade própria do
naturalismo, renunciando à imitação do mundo exterior e visando a refletir a
essência das coisas, através de uma visão subjetiva e idealizada do ser humano.
Os dramaturgos
expressionistas visavam a fazer do teatro um mediador entre a filosofia e a
vida, transmitirem novos ideais, renovar a sociedade moral e ideologicamente.
Para isso realizaram uma profunda renovação dos recursos dramáticos e cênicos,
seguindo o modelo estacional de Strindberg e perdendo o conceito de espaço e
tempo, enfatizando por outro lado a evolução psicológica da personagem, que
mais que indivíduo é um símbolo, a encarnação dos ideais de libertação e
superação do novo homem que transformará a sociedade. São personagens
tipificados, sem personalidade própria, que encarnam determinados roles
sociais, nomeados pela sua função: pais, mães, operários, soldados, mendigos,
jardineiros, comerciantes. O teatro expressionista pôs ênfase na liberdade
individual, na expressão subjetiva, o irracionalismo e a temática proibida. A
sua posta em cena buscava uma atmosfera de introspeção, de pesquisa psicológica
da realidade. Utilizavam uma linguagem concisa, sóbria, exaltada, patética,
dinâmica, com tendência ao monólogo, forma idônea de mostrar o interior do personagem.
Também ganhou importância a gesticulação, a mímica, os
silêncios, os balbucios, as exclamações, que cumpriam igualmente uma função
simbólica. Igual simbolismo adquiriu a cenografia,
outorgando especial relevância a luz e a cor, e recorrendo à música e até mesmo
a projeções cinematográficas para potenciar a obra.125
O
teatro foi um meio idôneo para a plasmação emocional do expressionismo, pois o
seu caráter multiartístico, que combinava a palavra com a imagem e a ação, era
ideal para os artistas expressionistas, fosse qual for a sua especialidade.
Assim, além do teatro, naquela época proliferaram os cabarés, que uniam
representação teatral e música, como em Die Fledermaus (O Morcego), em
Viena; Die Brille (Os Óculos), em Berlim; e Die elf Scharfrichter
(Os Onze Verdugos), em Munique. No teatro expressionista predominou a temática
sexual e psicanalítica, talvez por influência de Freud, cuja obra A
interpretação dos sonhos apareceu em 1900. Assim mesmo, os
protagonistas costumavam serem seres angustiados, solitários, torturados,
isolados do mundo e despojados de todo tipo de convencionalismo e aparência
social. O sexo representava violência e frustração, a vida sofrimento e
angustia.126
Os
principais dramaturgos expressionistas foram Georg
Kaiser, Fritz von Unruh, Reinhard Sorge, Ernst
Toller, Walter Hasenclever, Carl
Sternheim, Ernst Barlach, Hugo von Hofmannsthal e Ferdinand Bruckner. Cabe sublinhar também a
figura do produtor e diretor teatral Max
Reinhardt, diretor do Deutsches Theater, que se destacou pelas
inovações técnicas e estéticas que aplicou à cenografia expressionista:
experimentou com a iluminação, criando jogos de luzes e sombras, concentrando a
iluminação num sítio ou personagem para captar a atenção do espectador, ou
fazendo variar a intensidade das luzes, que se entrecruzam ou opunham. A sua estética
teatral foi adaptada posteriormente ao cinema, sendo um dos traços distintivos
do cinema expressionista alemão. Finalmente, caberia assinalar que no
expressionismo se formaram duas figuras de grande relevância no teatro moderno
internacional: o diretor Erwin Piscator, criador de uma nova forma de fazer
teatro que denominou "teatro político", experimentando uma forma de
espetáculo didático que aplicou mais tarde Brecht no Berliner
Ensemble. Em 1927
criou o seu próprio teatro (Piscatorbühne), no que aplicou os princípios
ideológicos e cênicos do teatro político. Bertolt
Brecht foi o criador do "teatro
épico", assim designado em contraste com o teatro dramático. Quebrou
com a tradição do naturalismo e do neorromantismo, transformando radicalmente
tanto o senso do texto literário quanto a forma de o espetáculo ser
apresentado, e tentando que o público deixasse de ser um simples
espectador-receptor para desenvolver um papel ativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário