Erwin
Friedrich nasceu em Greifenstein,
em 17 de dezembro de 1893,
foi um dos mais importantes encenadores alemães do século XX, pois juntamente com Bertold Brecht foi o principal fundador do teatro épico (género de teatro que trata o
contexto sociopolítico). Judeu por nascimento, Erwin Friedrich Maximilian
Fischer adotou o sobrenome "Piscator" (pescador em latim, assim como
pescador em alemão - fischer) para fugir à perseguição nazista aos judeus na primeira metade
do século XX2 .
Início de carreira
Começou
por trabalhar no teatro experimental em Berlim no Volksbühneem
em 1919, e em 1924
torna-se director deste teatro. Encenou as suas peças de acordo com as suas
teorias sociopolíticas, que influenciaram os eleitores e clarificaram os ideais
das políticas de esquerda.
Fez uma
adaptação do drama romântico de The Robbers de Friedrich Schiller,
que originou uma grande polémica pois Piscator cortou muito texto e
reinterpretou-o como um caminho para as suas convicções políticas.
Em 1927,
Piscator funda a influente mas de curta duração Piscator-Bühne, a sua própria
companhia de teatro em Nollendorfplatz onde voltou a produzir peças polémicas
com conteúdos sociopolíticos. Em 1928 encenou e produziu uma notável
encenação do romance checo As aventuras do bravo soldado
Schweik de Jaroslav Hasek. No entanto antes do mandado de Hitler na Alemanha, Piscator dedicava a sua obra à situação
política da União Soviética, e
em 1931, vai para Moscovo para trabalhar para a Mezhrabpom, uma
empresa cinematográfica soviética associada com a International Worker’s Relief
Organisation.
Com a
subida de Hitler ao poder em 1933, a sua estadia na União
Soviética deixou de ser por motivos profissionais para ser um exílio político.
Em 1936, Piscator cansa-se da ditadura comunista pois recusa-se a viver neste
sistema político e vai para Paris onde casa com a bailarina Maria Ley em 1937.
Trabalhos internacionais e imigração
Em 1939,
Piscator e Maria Ley emigraram para os Estados Unidos, onde Piscator já tinha trabalhado
com Lena
Goldschmidt na adaptação teatral do romance de Theodore Dreiser, An American Tragedy, sob
o título The Case of Clyde Griffith, com encenação de Lee Strasberg e foi representado 19 vezes na Broadway. Em Nova Iorque, Piscator tornou-se director do
Dramatic Workshop, que ele fundou na New School for Social Research, em 1940.
Alguns dos alunos de Piscator no Dramatic Workshop eram Marlon Brando, Tony Curtis, Judith Malina, Walter Matthau, Harry Belafonte, Elaine Stritch e Tennessee Williams.
Em 1951,
Piscator volta para a Alemanha, e em 1955
adapta e encena o romance de Leon Tolstoy Guerra e Paz
que correu por cerca de 16 países. Em 1962
assume o cargo de director da Freie
Volksbühne, em Berlim. Um ano depois, Piscator produz a peça The
Deputy de Rolf
Hochhuth sobre o Papa Pio XII e a
alegada negligência nos salvamentos de judeus italianos das câmaras de gás nazistas.
Até a sua morte em 1966, Piscator tornou-se um grande apoiante do
teatro contemporâneo e Documentário.
|
Em vez
de temas privados tínhamos generalização, em vez do que era o especial
tínhamos o típico, em vez do acidente tínhamos a causalidade. Decorativismo
deu lugar ao construtivismo. A razão foi colocada em pé de igualdade com
emoção, enquanto sensualidade foi substituída pelo didáctico e a fantasia
pela realidade documentaria.
|
— Erwin
Piscator em 19293
|
Impacto sobre o teatro
A
contribuição de Piscator para o teatro tem sido descrita pelo historiador de
teatro Günther Rühle, como a mais valente nos palcos alemães durante o século XX. As técnicas inovadas por Piscator na
década de 20 influenciaram os métodos de produção europeus e americanos (tais
como o uso extensivo da imagem e projecções de filmes). A sua dramaturgia de
contrastes conduziu a um acentuado efeito político-satírico e originou o início das ideias
do teatro épico4 . Na República Federal da Alemanha, o modelo de teatro
intervencionista de Piscator atingiu o auge novamente. Diversas produções,
tentando entrar em acordo com os alemães do passado nazista e sobre outras questões oportunas,
tornaram Piscator o inspirador da mnemônica e teatro documentário (teatro baseado
em factos verídicos que utiliza objectos ou documentos verdadeiros) de 1963
em diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário