Elementos do Teatro
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
Maquiagem
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
O Texto Teatral
Obra literária específica para o teatro. Contém os diálogos e as
indicações de cena. Sozinho, o texto é apenas literário, transformando-se em
teatro quando encenado.
O
encenador, diretor teatral ou diretor de teatro é o
responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma peça de teatro, trabalhando
diretamente a representação, decidindo a melhor forma de conjugar os
diversos esforços da equipa de trabalho em todos os aspectos da produção. A sua
função é assegurar a qualidade e integridade do produto teatral (a peça).
Contactando os membros chave da equipa de trabalho, coordena o andamento das
pesquisas necessárias, a cenografia, o guarda-roupa,
os adereços,
desenho de luzes, sonoplastia,
etc.
O
encenador pode ainda trabalhar com o dramaturgo
em obras cuja concepção é paralela à produção (work in progress). No teatro
contemporâneo, é costume considerar o encenador como o principal autor da peça
enquanto obra teatral (não retirando, a importância do dramaturgo, que é
considerado um autor à parte - o texto é uma obra independente).
É
o encenador que concebe a obra e toma as decisões necessárias para a sua
concretização. Existem encenadores mais ou menos interventivos, democráticos ou
autoritários, dependendo da filosofia própria da companhia teatral em questão.
Nas
artes
cênicas, um ator/atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação
dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros,
previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou
coletivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos
ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e
ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para
manipular bonecos,
títeres e
congêneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia
procurando aliar a sua criatividade à do encenador;
atua em locais onde se apresentam espetáculos de diversões públicas e/ou nos
demais veículos de comunicação.
Já
o contrarregra tem a função de acompanhar o espetáculo responsabilizando-se
pela mudança de cenário, figurino, tirando e colocando móveis nos seus devidos
lugares em cena. Pode ainda contribuir com os atores no momento em que esses
devem entrar em cena. O sinal dado para indicar o início do espetáculo também é
realizado pelo contrarregra. Já na televisão a função do Contra Regra consiste
em realizar tarefas de apoio à produção, providenciando a obtenção e guarda de
todos os objetos móveis necessários à produção. São caracterizados em dois
setores: Montagem e cena.
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