domingo, 21 de agosto de 2011

DIRETOR DE CINEMA. TODOS OS ANOS. 3.BIMESTRE.

DIRETOR DE CINEMA. TELABR.





O CARA





Há vários filmes dentro de um mesmo filme: o filme imaginado, exibido na cabeça do roteirista (que em muitos casos é o próprio diretor); o filme possível, depois que o roteiro passa pelo olhar da produção (que demonstra as verdadeiras possibilidades de realização); o filme em filmagem, sempre aberto a interferências e modificações impostas pelo local de captação, pelo trabalho dos atores e pela criatividade de outros membros da equipe; e, finalmente, o filme em montagem, quando cada cena representa uma peça de um quebra-cabeça a ser montado.

Muitas vezes, no processo de edição, percebemos que o roteiro, espécie de modelo para montar nosso puzzle, pode não ser o melhor caminho a seguir. O filme, mais uma vez, muda de rumo. Como um processo à primeira vista tão caótico, tão repleto de olhares diferentes, de limitações e de dezenas de interferências pode gerar filmes tão incríveis?

A resposta a essa pergunta nos leva diretamente à figura do diretor de cinema. Ele é o cara que acompanha e coordena todo esse processo, do início ao fim. Que precisa fazer das interferências e limitações algo positivo para o filme. Que tem de transformar a multiplicidade de olhares da sua equipe em um olhar único (sabendo manter suas ideias ou mudá-las).

Também é o cara que puxa o fio central da história, desde a entrada até a saída do labirinto. Que conhece seu projeto como ninguém. Que busca cercar-se das melhores pessoas, zelar pelo bom convívio e conduzí-las a um objetivo comum. Que sabe um pouco (ou muito) de todas as áreas envolvidas na produção de um filme. Que traz as primeiras referências do que acredita ser a estética ideal para contar uma história.

Enfim, no processo cinematográfico, toda a equipe envolvida tem uma importância fundamental. Sem ela, definitivamente, um filme não existe. Mas o diretor (seja diretor ou diretora) é O CARA.

Texto: Henry Grazinoli
Consultoria
de conteúdo: Laís Bodanzky

Nenhum comentário:

Postar um comentário