domingo, 24 de junho de 2012



Introdução a como se tornar um diretor de cinema


Há muitos trabalhos na área de direção, como em documentários, filmes para a TV aberta ou à cabo, além das produções para o cinema

A estréia mundial do primeiro longa metragem de Steven Spielberg, "Firelight," foi um evento de gala em março de 1964. Os protagonistas e o diretor chegaram ao local em uma limusine alugada enquanto holofotes iluminavam os céus de Phoenix. O cinema abarrotado assistiu à história de abduções alienígenas durante duas horas e quinze minutos. Críticos locais aplaudiram a ficção científica e, com ingressos a 75 centavos, o filme rendeu lucros.
No dia seguinte, Spielberg, então com 17 anos, e sua família mudaram-se para Los Angeles. Enquanto cursava a California State University, em Long Beach, ele atraiu a atenção dos executivos da Universal Pictures. Ele começou então a dirigir programas de televisão e mais tarde filmes premiados. Seu primeiro grande sucesso, "Tubarão", veio 11 anos depois daquela estréia em Phoenix [fontes: Steven Spielberg: A Biography, Encyclopedia Britannica (em inglês)].
Compare isso com a experiência de Alfred Hitchcock (em inglês). Ele trabalhou por seis anos escrevendo os cartões de diálogo entre as cenas dos filmes mudos e depois como editor, roteirista, cenógrafo, assistente de produção e, finalmente, como diretor.
Após dois melodramas, ele finalmente teve a chance de dirigir seu primeiro suspense, "O Inimigo das Loiras" em 1926. Por ser um filme mudo, Hitchcock utilizou muitos truques visuais para aumentar o suspense e manter o público curioso sobre o final da história. O resultado? Os executivos do estúdio acharam o filme muito estranho e o deixaram na gaveta por meses, antes de finalmente o exibirem apologeticamente aos distribuidores. Eles gostaram do filme, dando início ao primeiro grande sucesso de Hitchcock e à sua bem sucedida carreira de diretor [fontes: "Hitchcock on Hitchcock: Selected Writings and Interviews (em inglês)," Encyclopedia Britannica (em inglês)].
Tornar-se um diretor de cinema requer experiência, esforço e contatos. Ninguém simplesmente aparece e começa dirigindo grandes filmes. O processo para se tornar um diretor começa anos antes com estudos, montagem de portfólio e ganhando experiência na direção de filmes e outros aspectos da produção de cinema.